Por Gabriel Santos
Como eu ainda não tenho artigo pronto pra cá, eu vou postar o artigo que foi postado no Vida de Paddock hoje.
Já que estamos em depressão pós-temporada, então vamos ter relembranças até Fevereiro. O post de hoje vai falar um pouquinho sobre a CART, então vamos voar para Vancouver, especialmente no ano de 1997.
Décima-quinta e antepenúltima corrida da Temporada 1997. O batalhão de brasileiros estavam apostos para correr mais uma etapa da bendita temporada. Christian Fittipaldi, Gil de Ferran, Raul Boesel, André Ribeiro, Gualter Salles e Roberto Moreno (TROPA DE ELITE osso duro de roer!! kkk). Até que os brasileiros estavam indo bem, da Ferran se encontrava em segundo no campeonato, mas ainda não havia tido uma vitória brasileira naquele ano.
Já nos treinos, Gugelmin mostrava serviço e acabou ficando próximo dos principais pilotos, marcando o quinto tempo. Enquanto isso, Gil ficou em sétimo lugar, seguido de Boesel, Ribeiro e Fittipaldi, que se classificaram em décimo segundo, décimo terceiro e décimo quarto, respectivamente. Para encerrar, Moreno, que estava substituindo Patrick Carpentier, se classificou em vigésimo e Salles em último lugar, aonde não marcou nenhum tempo.
A corrida iniciou, com Jimmy Vaser na liderança até a volta 36, quando ''Big Mo'', apelido de Gugelmin (uma lindeza o apelido pro piloto, prefiro o meu Panasonic mesmo u.u), vai para a liderança, enquanto o americano vai para os boxes. Logo depois, Vasser retoma a ponta e Gugelmin fica pau-a-pau com ele até o ultimo pit stop do piloto na volta 73, mas o brasileiro ficou atrás de Bryan Herta, que era o lider até então.
Na volta 83, o carro de Alessandro Zanardi acaba meio que morrendo, mas depois de uma ''ressucitação'', ele volta a pista em décimo, bem atrás de Gugelmin e Herta. Mas o italiano acabou ultrapassando o brasileiro, para recuperar sua volta perdida nos boxes. Na disputa pela liderança, ele e Bryan se colidiram, deixando a pista livre para Gugelmin conquistar a sua primeira vitória na CART, desde que iniciou, no ano de 1993. Até o fim da prova ele conseguiu administrar a vantagem para Vasser.
Para completar a festa brasileira, Gil da Ferran terminou em terceiro, fechando o pódio. Os outros Raul Boesel terminou em sexto, Christian Fittipaldi em nono, André Ribeiro em décimo, Roberto Moreno em décimo quinto e Gualter Salles em vigésimo sexto.
Apenas 8 pilotos chegaram na mesma volta do líder, houve 4 bandeiras amarelas, calculando num total de 15 voltas.
Classificação Final em Vancouver
Pos. | Piloto | País | Equipe | Chassis | Motor | Tempo |
1º | Maurício Gugelmin | BRA | PacWest | Reynard | Mercedes | 1h 47m 17,995s |
2º | Jimmy Vasser | EUA | Chip Ganassi | Reynard | Honda | à 2,872s |
3º | Gil de Ferran | BRA | Walker | Reynard | Honda | à 3,773s |
4º | Alessandro Zanardi | ITA | Chip Ganassi | Reynard | Honda | à 7,738s |
5º | Al Unser Jr. | EUA | Penske | Penske | Mercedes | à 16,438s |
6º | Raul Boesel | BRA | Brahma Sports | Reynard | Cosworth | à 23,160s |
7º | Mark Blundell | ING | PacWest | Reynard | Mercedes | à 30,416s |
8º | Bryan Herta | EUA | Team Rahal | Reynard | Cosworth | à 30,466s |
9º | Christian Fittipaldi | BRA | Newman-Haas | Swift | Cosworth | à 1 volta |
10º | André Ribeiro | BRA | Tasman | Reynard | Honda | à 1 volta |
11º | Parker Johnstone | EUA | Reynard | Honda | à 1 volta | |
12º | Juan Fangio II | ARG | Reynard | Toyota | à 2 voltas | |
13º | Dario Franchitti | ESC | Reynard | Mercedes | à 5 voltas | |
14º | Hiro Matsushita | JAP | Reynard | Toyota | à 6 voltas | |
15º | Roberto Moreno | BRA | Newman-Haas | Swift | Cosworth | à 20 voltas(NC) |
16º | Michael Andretti | EUA | Newman-Haas | Swift | Cosworth | à 29 voltas(NC) |
17º | Greg Moore | CAN | Player's Forsythe | Reynard | Mercedes | à 37 voltas(NC) |
18º | Scott Pruett | EUA | Brahma Sports | Reynard | Cosworth | à 48 voltas(NC) |
19º | Adrian Fernandez | MEX | Lola | Honda | à 48 voltas(NC) | |
20º | Maximiano Papis | ITA | Reynard | Toyota | à 48 voltas(NC) | |
21º | Michel Jourdain Jr. | EUA | Lola | Cosworth | à 54 voltas(NC) | |
22º | Richie Hearn | EUA | Lola | Cosworth | à 56 voltas(NC) | |
23º | Christian Danner | EUA | à 59 voltas(NC) | |||
24º | Bobby Rahal | EUA | Team Rahal | Reynard | Cosworth | à 66 voltas(NC) |
25º | P.J. Jones | EUA | Reynard | Toyota | à 81 voltas(NC) | |
26º | Gualter Salles | BRA | Davies | Reynard | Cosworth | à 81 voltas(NC) |
27º | Dennis Vitolo | EUA | à 99 voltas(NC) | |||
28º | Paul Tracy | CAN | Penske | Penske | Mercedes | à 99 voltas(NC) |
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